HIGH SCHOOL
Bélgica
Ao optar por fazer um intercâmbio na Bélgica, você vai viver em um país de cultura riquíssima, que conta com altíssima qualidade de educação. Os idiomas oficiais do país são o Neerlandês, o Francês e o Alemão. Logo, aprender alemão ou francês são o foco dos estudantes brasileiros que escolhem cursar high school na Bélgica.
Por causa de sua localização e qualidade dos transportes, será fácil viajar e conhecer países vizinhos. As atividades esportivas, como ciclismo e futebol, são comuns. A praia é uma atração popular, assim como as lindas florestas no sul.
INFRAESTRUTURA
Como são as escolas na Bélgica?
O ensino escolar na Bélgica tem alta qualidade e as escolas são bem diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil.
A educação é pública e gratuita, e quase 100% da população é alfabetizada. Os estudantes frequentam a escola de segunda à sexta-feira, geralmente das 8h30 às 16h. As aulas mais comuns são o idioma escolhido, História, Geografia, Matemática, uma segunda língua, terceira língua, Ciências, Economia, Educação Física e Educação Cívica ou Religião.
O ano escolar na Bélgica se inicia entre agosto e setembro e termina em junho do ano seguinte, com recesso escolar entre Natal e Ano Novo. O primeiro semestre vai de agosto a janeiro, e o segundo, de janeiro a junho.
ACOMODAÇÃO
Onde eu vou morar durante o intercâmbio na Bélgica?
Durante o seu programa de intercâmbio high school, você ficará hospedado em casa de família. Portanto, saiba que os belgas dão muito valor à família e, por isso, vão tratá-lo como um filho em todos os aspectos: você terá todos os direitos que um filho belga teria, mas também todos os deveres.
Este “senso de família” faz com que seja muito comum a casa estar cheia de familiares. São muito alegres e hospitaleiros, mas também exigem bastante disciplina e cooperação de você. As famílias não recebem remuneração para hospedá-lo – portanto, é importante tomar a iniciativa de ajudar nas tarefas domésticas e participar das atividades.
Para se divertirem, os belgas frequentam piqueniques, teatros e cinemas. Festivais locais e nacionais, como o Carnaval, também são populares.