Você conhece as regras de etiqueta para intercâmbio? Em todas as culturas existem regras de etiqueta, ou seja, regras de convivência entre as pessoas que primam pelo bom senso, qualidade de vida e bom convívio. Mas o mais interessante é que pode causar estranheza estas diferenças culturais quando passamos a nos inserir em outra cultura. Dependendo de para onde irá viajar, estas regras podem ser muito diferentes das brasileiras! Confira!
1) Regras de etiqueta na Austrália
A Austrália tem regras peculiares de etiqueta para intercâmbio e para todas as situações. É de bom tom perguntar o que levar sempre que for convidado para um evento na casa de alguém, bem como chegar pontualmente na hora marcada. Além disso, jamais use o mesmo copo que outra pessoa, mesmo quando for um casal ou pessoa íntima. Não é visto de bom tom.
2) Regras de etiqueta na Irlanda
Não estranhe se os irlandeses beberem muito chá (excessivamente mesmo) e estejam sempre oferecendo a bebida a você. Ela é sempre servida com leite e vale a pena experimentar, nem que seja por educação.
Além disso, nuca cumprimente alguém com beijos e abraços, apenas com um aperto de mão, quando a outra pessoa lhe estender o braço. Também nunca se despeça ao telefone com “bye”, apenas, pois pode parecer falta de respeito.
3) Regras de etiqueta no Canadá
Sempre tire os sapatos ao entrar em uma casa canadense quando for convidado. Se preferir, fique de meias. No restaurante, sempre aguarde que o host leve você à sua mesa. Não é de bom tom adentrar o local e sentar onde quiser, como em muitos casos no Brasil.
Sobretudo, evite contato físico ao cumprimentar e em outras ocasiões. Sempre fique à direita em uma escada rolante, dando passagem para as outras pessoas passarem à esquerda – o que já acontece em muitos lugares aqui no Brasil.
4) Regras de etiqueta na Nova Zelândia
Na Nova Zelândia, é comum deixar para falar de negócios apenas em refeições específicas e geralmente em almoços. No mais, não se fala muito durante as refeições. Os neozelandeses prezam pela pontualidade.
5) Regras de etiqueta nos Estados Unidos
Apesar de serem mais informais no ambiente de trabalho, evite o contato e o cumprimento com beijos e abraços. Esteja livre para discutir negócios em refeições – em geral, tendem a conversar e trocar ideias nestes eventos. Chegue sempre no horário marcado. É prática comum dar entre 15% a 20% do valor da conta de um restaurante aos garçons, não sendo opcional.
Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio
Gostou das dicas sobre High School 2022? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!