Esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes de intercâmbio. Morar em alojamento é uma das opções de hospedagem quando decidimos estudar no exterior. Certamente, não há outras opções, mas é importante considerar morar no espaço oferecido pelas escolas, já que possui muitas vantagens. A seguir, veja como funciona a rotina de um alojamento!
Como funciona um alojamento durante o intercâmbio?
Morar em alojamento é a opção de muitos brasileiros quando vão estudar no exterior. Atualmente, toda escola especializada em estrangeiros oferece uma ou duas opções de hospedagem (às vezes até mais) inclusas no programa de intercâmbio.
Isto é, morar em alojamento significa morar em uma estrutura da própria escola ou próximo do local de estudo, ou ainda muitas vezes em campus universitário, onde são oferecidos muitos cursos com este objetivo: aprimorar o estudo da língua.
Sobre os ambientes
Esta estrutura oferece quartos privados ou coletivos – com dois ou mais estudantes dividindo o mesmo espaço. Em geral, estes quartos possuem banheiros privativos. Além disso, o alojamento pode oferecer espaço de convivência, cozinha ou cantina, área de serviço e outros ambientes. Isso vai depender de cada escola. O acesso é restrito aos estudantes. Desta forma, morar em alojamento é uma opção segura.
Aliás, ao dividir os quartos – ou mesmo em relação à interação nas áreas comuns – o estudante aprende muito mais, pois os alojamentos são compostos de estudantes de diferentes países que falam no idioma local. Isso permite praticar o idioma e fazer amigos.
Dividir ou não o quarto?
Nem sempre é possível ter um quarto só seu ao morar em alojamento. Na maioria dos casos, dois ou mais estudantes dividem os quartos. Ou seja, vale a pena conferir a oferta de cada escola para saber se há a opção de quartos privados. Logo, a boa notícia é que você pode aprender bastante ao dividir o espaço com outro estudante de um país diferente.
Vantagens e desvantagens
Com certeza, morar em alojamento pode ter várias vantagens e também algumas desvantagens. Entre as vantagens, estão:
- Custos reduzidos com hospedagem
- Fazer amigos e ampliar o networking
- Aprofundar ainda mais no idioma
- Não sentir tanta solidão fora do país
E entre as desvantagens:
- Falta de privacidade
- Nem sempre estar disponível para conviver com estranhos o tempo todo
Serviços inclusos
Algumas hospedagens oferecem serviços inclusos ou à parte, como refeições, limpeza e lavanderia no local. É importante saber antes de viajar o que inclui a hospedagem da escola pela qual você se interessou.
Outras opções de hospedagem
É claro que morar em alojamento não é para qualquer pessoa. Deste modo, é uma opção muito comum em intercâmbios para adultos, mas está disponível também em alguns programas para adolescentes e jovens.
Aliás, hospedar-se em casa de família nativa, em hotéis com descontos para estudantes da escola ou mesmo alugar por conta outros tipos de moradia também são alternativas que podem ser consideradas.
Féria VIP 2023 – Últimas vagas!
O Férias VIP 2023 é um exemplo de programa de intercâmbio de curta duração que oferece alojamento aos seus estudantes. Sobretudo, a próxima turma viajará em julho de 2023 e este é o último mês para fazer a sua inscrição. As vagas são limitadas. Então, aproveite!
Para finalizar, veja um pouco do alojamento do Férias VIP 2023 em Londres:
As vagas para a edição de janeiro de 2024 também estão abertas. Veja todos os detalhes nesta matéria!
Veja também: Aprender inglês na Era da Tecnologia – 3 novas formas de estudar
Então, gostou das dicas sobre morar em alojamento? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: Confira residências na Califórnia