Estudar no Exterior – Como amenizar a saudade de casa?

Quem parte a estudar no exterior logo percebe que a saudade da família e dos amigos é um grande desafio, talvez o maior. Mesmo quando o curso é de curta duração, o estudante sentirá falta da sua rotina, das pessoas que conhece e ama e é preciso criar estratégias para não deixar atrapalhar os seus estudos. A seguir, confira algumas dicas para lidar com a saudade no exterior.

5 dicas para amenizar a saudade durante o intercâmbio

Prepare-se: a saudade será grande quando você for estudar no exterior. É natural sentir falta do seu dia a dia e das pessoas que você ama. No entanto, é preciso criar meios para não desanimar e não deixar que a saudade impeça você de atingir os seus objetivos. Selecionamos 5 dicas que sempre dão certo:

1) Foque na viagem e nas novas experiências

Um novo mundo se abrirá para você. Uma nova língua, um destino que você ainda não conhece, as necessidades de aprender rapidamente, passeios e muita diversão, além de tarefas corriqueiras do dia a dia. Deste modo, a dica é focar no presente, no que você está fazendo e nas experiências inesquecíveis que possa ter viajando.

2) Amplie o seu networking

Você irá conhecer novas pessoas – outros estudantes estrangeiros, pessoas nativas, professores, família que o hospedará e amigos em geral. Isso fará com que a saudade seja menor. Assim, foque nas relações que estão acontecendo para aumentar ainda mais a sua rede de contatos.

3) Use a tecnologia para matar a saudade

Antigamente, fazer um intercâmbio era ficar por meses sem contato com a família, pois o único meio direto de comunicação era o telefone de linha e as ligações internacionais custavam muito caro. Mas hoje em dia você fala o tempo toda com quem ama por voz ou vídeos, no momento que desejar. Use os recursos para matar a saudade!

4) Aprenda a cultura local

Conhecer novos sabores, novas formas de entretenimento, fazer passeios, entender como os nativos pensam e conhecer mais a história do novo país são dicas que o manterão ocupado e darão suporte quando você sentir falta da comida e dos atrativos brasileiros.

5) Foque em aprender!

Afinal, você decidiu fazer uma viagem de intercâmbio para aprender melhor uma segunda língua. Não se distraia do seu objetivo. Pratique o que aprendeu a todo momento, tire as suas dúvidas e aprenda sempre um pouco mais.

Intercâmbio em família

Em suma, uma forma para não sentir saudade da sua família ao fazer intercâmbio é levando todo mundo junto com você. É isso mesmo: o Intercâmbio Pais e Filhos é um programa destinado a toda a família, que acontece durante 4 semanas, durante as suas férias. Sobretudo, há aulas para todas as idades, hospedagem inclusa, muitos passeios e atrações e o melhor: o destino é Vancouver, no Canadá!

Para saber mais sobre como aproveitar o intercâmbio em família, baixe este manual gratuito! As matrículas para 2023 e 2024 estão abertas, mas as vagas são limitadas. Aproveite e viaje com a família toda!

Fale com a BIL!

Para finalizar, a BIL tem o programa de intercâmbio certo para o seu perfil. São dezenas de escolas parceiras em todo o mundo e a nossa agência atua desde 1989, realizando o sonho de intercâmbio dos brasileiros. Agende agora uma conversa com um dos nossos consultores, saiba quais são os melhores destinos e até mesmo veja como contornar a saudade durante a viagem.

Veja também: Programas de intercâmbio com vagas abertas – Desbrave o mundo!

Então, gostou das sobre como amenizar a saudade ao estudar no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!

1 comentário em “Estudar no Exterior – Como amenizar a saudade de casa?”

  1. Pingback: Como a política do país pode influenciar no seu intercâmbio? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima