Afinal, quanto tempo é preciso se dedicar para aprender inglês? Esta é uma dúvida muito comum entre todos os estudantes. Desde aqueles que estudam sozinhos, de forma autônoma, aos que buscam um curso no Brasil ou mesmo no exterior.
De antemão, é preciso dizer que nada é mais efetivo e ágil do que aprender inglês estando imerso em uma cultura nativa e praticando o idioma a todo momento, e você nem percebe o quanto está aprendendo e o quão rápido isso acontece.
Não é possível reproduzir isso em nenhum curso que venha a fazer na sua cidade ou mesmo estudando de forma autônoma. Para justificar esta afirmação, saiba que há um cálculo específico, relativo, obviamente, a cada pessoa. Confira!
Cálculo do tempo para aprender inglês
Você sabia que 2 semanas de intercâmbio equivalem a 3,5 meses de estudo no Brasil em um curso de inglês regular (com 2 horas semanais)? Este cálculo é definido por especialistas do ensino do idioma justamente para a criação dos seus programas de estudo.
Assim, se uma pessoa faz inglês duas vezes por semanas por 1 hora cada dia, terá 2 horas por semana, resultando em 8 horas por mês. Com um intercâmbio com a menor carga horária, a mínima oferecida, a carga será de 15 horas por semana, resultando em 2 semanas a 30 horas. Ou seja, 30 horas de estudo no Brasil são 3,5 meses.
Se considerarmos um mês inteiro de intercâmbio de curta duração (que são os cursos rápidos de intercâmbio, por exemplo), equivalem a no mínimo 7 meses de um curso regular no Brasil.
Vantagens em um intercâmbio de 6 meses
Se o estudante optar, então, por um intercâmbio de média duração, ou seja, de 6 meses, com essa mesma carga horária semanal, equivaleria no mínimo a 42 meses de um curso regular, ou seja, a 3 anos e meio. Obviamente, a diferença de tempo poderia ser ainda maior, uma vez que, imerso em uma cultura nativa, a agilidade de aprendizado é ainda mais progressiva. Aliás, se o estudante em intercâmbio aumentasse a sua carga horária semanal, para 20 ou 25 ou 30 horas por semana, ao invés de 15 horas (como colocamos no início do cálculo), poderia até dobrar o tempo em relação aos cursos regulares brasileiros, atingindo níveis ainda maiores de proficiência.
Logo, este é um cálculo básico, pois uma vez que o estudante se adapta ao modelo de aprendizado em uma experiência de imersão, ele acelera e o tempo pode ser ainda menor ao do cálculo.
Aprender sozinho X fazer intercâmbio
É certo que muitas pessoas gostam de estudar inglês de forma autônoma, sem frequentar cursos ou viajar. Neste caso, o desafio é bastante grande. Se este estudante tiver o nível básico e deseja alcançar o intermediário B2 ou avançado C1, levará de 2 a 5 anos, com empenho.
Tanto estudando em cursos, de forma autônoma ou fazendo um intercâmbio, a expectativa acima apresentada depende muito do esforço e da capacidade de cada um. Desta forma, estes números são uma média.
Aprenda inglês viajando com a BIL!
Quer conhecer as ofertas de intercâmbio para 2024? As matrículas estão abertas para a maioria dos cursos, mas estes recebem alunos do mundo todo e a procura é grande. Venha conversar com um especialista da BIL sobre as melhores opções para o seu perfil!
Veja também: Bolsas de estudo no exterior – 3 sites para encontrar as melhores
Então, gostou das dicas sobre quanto tempo é preciso para aprender inglês? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: Momento de Guerra – Importância de entender o conflito
Pingback: Hansa Language Centre - A escola mais antiga do Canadá
Pingback: Férias Teen Califórnia 2024 – Intercâmbio com matrículas abertas!
Pingback: Black Friday – O que você ainda não sabe sobre a data
Pingback: Tela no Intercâmbio – A arte de viver e se desconectar