O Governo dos Estados Unidos prorrogou, no último mês de dezembro, o prazo de isenção das entrevistas de renovação do visto americano. Antes, os consulados tinham o poder de dispensar entrevistas presenciais para quem precisa renovar o visto vencido há menos de 48 meses.
A isenção de entrevista para as renovações iria acabar no último dia do ano, 31 de dezembro, mas o governo norte-americano decidiu prolongar esse prazo por tempo indefinido.
A responsável pela prorrogação
O pedido de prorrogação foi feito pela US Travel Association. A Associação escreveu uma carta ao Secretário de Estado Antony Blinken e ao Secretário de Segurança Interna Alejando Mayorkas pedindo por essa medida. Além disso, com a extensão do prazo de isenção, os Estados Unidos evitaram a perda de mais de 60 milhões de visitantes e bilhões de dólares gastos pelos próximos anos.
Sem falar na agilidade e facilidade do processo. O tempo de espera médio para conseguir um visto chegou a 130 dias durante o ano fiscal de 2023. Hoje o requerente não precisa de uma nova entrevista no consulado. É uma renovação e não a primeira vez que está solicitando o visto.
De acordo com o porta-voz do Departamento do Estado, o novo visto deve ser da mesma categoria do anterior, dentro do prazo de vencimento de 48 meses e para casos de baixo risco à segurança. Ainda segundo ele, o número de candidatos elegíveis pelo menos duplicará.
Portanto, se for elegível para renovação do visto não precisa se preocupar com filas de espera e entrevista. Veja nesse nosso guia algumas orientações de como solicitar o visto americano. Isso pode te facilitar e muito no processo.
Aproveite a oportunidade e veja algum programa de intercâmbio para estrear seu novo visto. Fale com um de nossos consultores!
Veja também: Estudar inglês: no exterior ou aqui?
Então, gostou da novidade? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: Roma – Vantagens de um destino histórico no seu intercâmbio • Blog - BIL Intercâmbios e Turismo