É muito comum os estudantes terem dúvidas sobre onde irão se hospedar durante o período de intercâmbio. Há opções mais caras e mais em conta, mas é preciso ainda falar das vantagens que cada opção oferece a quem deseja aprender o idioma no exterior. Então, a seguir, confira as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipos de acomodações no intercâmbio!
Tipos de acomodações no intercâmbio
Há algumas opções de acomodações no intercâmbio e cada uma delas possui vantagens e desvantagens. A seguir, confira os principais tipos de acomodações e hospedagens:
Casa de família
Primeiramente, a casa de família é a residência de uma família local cadastrada no programa de intercâmbio que irá receber o estudante enquanto hóspede. A família é nativa e o estudante participa de sua rotina.
Desta forma, as principais vantagens deste tipo de acomodação de intercâmbio é o preço, sendo que muitas vezes as refeições estão inclusas. Além disso, a vivência e o contato com o idioma estão presentes a todo momento.
Alojamento estudantil
Pode ou não ser mais barato que outras acomodações. O que irá definir isso é a localização em relação ao curso e a estrutura oferecida. São oferecidos pela escola contratada. Além disso, há opções de quarto individual, duplo ou triplo. Neste caso, o aluno é responsável pela sua alimentação. É vantajoso quando é dentro do campus ou bem próximo da escola.
Apartamento compartilhado
São apartamentos mobiliados, com alguns quartos, em que os alunos dividem. Podem ser mistos – como homens e mulheres – ou divididos por gênero. Os quartos podem ser exclusivos ou divididos com outro estudante do mesmo gênero. Deste modo, é ideal para quem deseja economizar e ter contato com alunos de outras nacionalidades.
Hotel
Em suma, é uma opção para intercâmbios mais curtos ou se o estudante conseguir fechar um preço pelo período que seja vantajoso, já que esta é uma das opções mais caras.
Residência alugada
É ideal para estudantes adultos, com intercâmbios de longo período, como uma graduação, por exemplo, ou quem tem visto de estudante e trabalho, como ocorre em muitos programas canadenses.
Aliás, é uma opção mais cara, mas você pode ir com a família ou dividir com outros estudantes. A vantagem é a privacidade ou um espaço maior, para quem gosta de espaço.
Como escolher as melhores acomodações no intercâmbio?
Em resumo, não há uma regra para o tipo de acomodações no intercâmbio mais ideais para você. O que deve ser levado em conta é o tempo de permanência do seu programa de intercâmbio, a sua idade, o tipo de programa que irá cursar, suas preferências pessoais e o tipo de envolvimento que deseja ter com as pessoas.
Por exemplo, para um estudante menor de idade ou que ainda cursa a High School, a melhor opção é a casa de uma família local, em que se sentirá mais seguro e terá mais apoio, além de poder praticar diariamente o idioma, mesmo fora das atividades do programa. Assim, isso vale dizer se deseja economizar em suas despesas.
Se você deseja cursar um intercâmbio de graduação ou pós-graduação, morar sozinho ou compartilhar o espaço com alguém que esteja na mesma condição de estudo pode ser uma opção interessante. Se o curso é apenas de idiomas, pode ficar com uma família ou nas acomodações da escola. Desta forma, considere os critérios mencionados antes de escolher a melhor opção de acomodação.
Veja também: Você sabia que pode trabalhar enquanto estuda no Canadá?
Gostou das dicas sobre acomodações no intercâmbio e hospedagem? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: Intercâmbio Teen – Escolha um programa de intercâmbio “Fora da Caixa”
Pingback: Intercâmbio - Como escolher a melhor escola no exterior?