Realmente não é fácil para os pais abrirem mão e deixarem seus filhos(as) viajarem sozinhos, além do desejo de estarem presente e compartilharem dessa nova aventura, isso envolve muitas inseguranças e incertezas. Mas se este é seu sonho e você não se dá por satisfeito, seguem algumas dicas que podem te ajudar.
1 – Confiança dos seus pais
Para realizar um intercâmbio é necessário que eles confiem muito em você e o caminho mais curto para isso é você demonstrar r-e-s-p-o-n-s-a-b-i-l-i-d-a-d-e. Seja com seus estudos ou seus pertences, o importante é seus pais verem o quanto a sério está levando a sua vida e quanto deseja crescer.
Converse sobre o assunto, pergunte se confiam em você, se permitiriam a viagem,
E se falarem: “eu confio em você, mas não em outras pessoas”, realmente o problema não é você e por isso temos outras dicas para ajudar a reverter o pensamento deles. Ou ainda, se realmente eles não deixam você ir sozinho, tente os intercâmbios com guias, talvez é essa segurança que eles precisam sentir para deixarem você participar dessa experiência.
2 – Estabeleça uma meta
Muitas vezes estabelecer uma meta com os pais dá certo. Então quando ouvir “você não está merecendo”, sugira para eles uma meta (e cumpra-a).
Uma das metas mais propostas são: passar de ano direto (sem recuperação) e provar que tem responsabilidade.
3 – Decida primeiro para onde você quer ir e qual intercâmbio deseja fazer
Pesquise sobre o assunto, veja as opções e decida quando e para onde deseja ir, pois se você estiver confuso vai deixar seus pais confusos também.
Atualmente existe uma variedade muito grande de opções de intercâmbio: de curta duração (nas férias), o ensino médio de 1 ou 2 semestres, os cursos específicos de aperfeiçoamento do idioma combinado com alguma profissão de interesse e muitos outros.
Assim quando for compartilhar seus desejos com seus pais eles notarão sua determinação, interesse e vontade.
4– Marque um horário com um consultor especializado
Uma coisa é seus pais ouvirem os detalhes da viagem de você – outra é ouvirem as sugestões de um consultor especializado.
Por isso agende um horário na agência (e traga seu pai e sua mãe), assim vocês ouvirão todos os detalhes do projeto e ainda terão todas as dúvidas respondidas. Só faltará a decisão final.
5 – Seus pais permitem você viajar mas não conseguem pagar pela viagem
Não desanime do projeto de realizar um intercâmbio – nunca! Uma das opções é prorrogar a viagem para o próximo ano, assim seus pais conseguem parcelar em mais vezes e também se preparam melhor financeiramente. O ideal é conversar com o consultor para saber os planos de pagamentos possíveis que caibam no bolso (ahh, e geralmente você receberá descontos para inscrever-se bem antes).