Montreal é uma cidade incrível em todas as estações! É considerada uma das cidades mais europeias do Canadá devido ao seu estilo arquitetônico e cultura. Com certeza, quando um brasileiro viaja para Montreal, tem um choque gratificante, pois a cidade tem muitas atrações e em enche os olhos de tão bonita. Veja mais sobre como é o intercâmbio neste destino!
Montreal espera a sua visita!
Montreal é uma cidade para se visitar o ano todo. O inverno é muito rigoroso, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Desta forma, se você não estiver ambientado ou não desejar uma experiência com neve, é importante considerar este fato. Mas saiba que pode aproveitar muito o inverno no intercâmbio.
Em outubro, novembro e abril também podem ser de frio intenso, mas nem tanto e nem sempre. Há muitas atrações para o clima frio, como veremos adiante, e há ainda as atrações da cidade subterrânea, que interligam toda Montreal.
A língua oficial é o francês, sendo uma ótima opção – geralmente mais em conta – para se aperfeiçoar neste idioma. Mas muitos profissionais do atendimento falam inglês, no dia a dia da cidade é bem misturado o uso dos dois idiomas. Por isso muitos estudantes buscam a cidade, para praticar ou aprender os dois idiomas.
Em suma, a cidade é cheia de parques verdes, parques de diversão, museus, atrações ao ar livre, feiras e eventos durante todo o ano, pubs, bares e restaurantes, além de diferentes tipos de baladas. Há atrações para todos os gostos, além de Montreal ser bastante limpa e arborizada. É uma cidade grande, com 1,78 milhão de habitantes, mas tem um jeito um pouco mais pacato e outras grandes cidades.
Como se locomover em Montreal
Você pode conhecer Montreal de metrô, ônibus, motoristas por aplicativo ou mesmo a pé, pela região central. O transporte público é acessível. Já o transporte privado é um pouco caro.
Saúde no Canadá
Uma dica para viajantes e estudantes de intercâmbio é fazer um seguro de viagem antes de sair do Brasil. Isso porque em todo o país não há sistema de saúde público e os preços podem ser bem caros. O mesmo acontece em Montreal.
Gastronomia em Montreal
Experimente as comidas típicas de Montreal! Elas são um resumo dos principais pratos canadenses. Há muitos restaurantes na cidade e o ambiente realmente é muito bom para passear e trocar ideias com amigos. Há muitas lanchonetes tradicionais e acolhedoras, ao estilo canadense.
Em geral, o canadense gosta muito de sanduiches com carne defumada, panquecas especiais com linguiça e ovos, o bagel, pizza e outros pratos. Inclusive, Montreal tem um bairro italiano, com vários restaurantes com um toque no estilo canadense de ser. Além disso, para encher os olhos e o paladar, confira o Marché Jean-Talon, o mercado público da cidade, com uma grande diversidade de produtos e comidas.
Passeio ao ar livre
Os canadenses gostam muito de parques, quando o clima permite passear ao ar livre. O Parc du Mont-Royal, próximo ao Centro, é ideal para passear a pé. Não deixe de visitar, no mesmo parque, o mirante Mount Royal Chalet, com sua longa escadaria. O Parc La Fontaine é outra opção cheia de animais e àrvores que formam corredores. Ideal para andar de bicicleta durante o verão. E para praticar esportes, prefira o Pelican Park, que é cheio de quadras e muita agitação.
Conheça os bairros históricos de Montreal
Os prédios mais antigos de Montreal ficam na região de Vieux-Montreal, o centro histórico da cidade. É uma região muito similar às cidades europeias. A Rue Saint Paul Est conta com pitorescas ruas de paralelepípedos tem muitos cafés, restaurantes e lojas de presentes. Um charme!
Na região da Place Jacques-Cartier, tem o City Hall, um dos prédios mais bonitos e símbolo de Montreal. E na Place d’Armes, há a Basílica de Notre Dame e o Banque de Montréal.
O Viex-Port (Old-Port), o Porto Velho de Montreal, é uma zona revitalizada e muito bonita, com vários jardins, lojas e restaurantes em containers, Roda Gigante e tudo mais.
Ilha de San Helena (Ile Sainte-Helene)
Montreal tem acesso pela Jacques Cartier Bridge a pequena ilha de Santa Helena (Île Sainte-Hélène). Vale muito a pena o passeio, pois lá tem a Biosfera de Montreal, no Parc Jean-Drapeau, o parque de diversões La Ronde e o Musée Stewart. A boa notícia é que você pode chegar lá de metrô.
Baladas em Montreal
Montreal é uma cidade convidativa de noite e de dia. No quesito baladas, há muito o que fazer. Desta forma, os pubs sempre atraem muitas pessoas e há muitos bares animados. Há muitas atrações na Rua Saint Denis, onde se concentram várias opções de balada. Aliás, é perto da Universidade de Quebec.
Viver e estudar em Montreal
Montreal é uma cidade universitária por excelência. Tem muito lazer, uma ótima cena jovem, ótimas escolas de intercâmbio para quem deseja estudar francês e boas acomodações.
Há bastante competitividade no comércio de Quebec, e por isso, o custo de vida tem um valor médio, muito menor que em cidades como Toronto e Vancouver, mas com muitos serviços acessíveis – principalmente educação. A qualidade de vida é excelente!
A cidade é um polo de grande influência comercial no Canadá, principalmente falando da indústria eletrônica e aeroespacial. Mas destaca-se também em áreas como finanças, transporte, turismo e educação.
Faça um intercâmbio em Montreal!
A BIL Intercâmbios tem ótimos pacotes para quem deseja estudar francês em Montreal. Há opções para todos os tipos de estudantes – de jovens a adultos, de pessoas que desejam apenas estudar a aqueles que desejam trabalhar por meio período.
A cidade oferece cursos de curta duração e cursos mais longos, como um College ou uma graduação em University. Há até opções de cursos em inglês na cidade. Veja todas as opções nesta página! Marque uma conversa com um dos consultores BIL e aproveite as promoções de fim de ano para 2022 e 2023!
Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio
Então, gostou das dicas sobre Montreal? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!
Pingback: Passe suas férias em Montreal!