Será que é possível fazer um intercâmbio tendo o nível zero em inglês? Quais os países são os melhores para quem tem o nível básico? Existe intercâmbio para iniciantes? Estas são perguntas frequentes de estudantes que desejam estudar fora, mas não contam com nível alto de fluência. De antemão, saiba que é possível, sim, estudar no exterior sem saber muito do idioma. A seguir, saiba quais são os melhores países e como escolher o melhor programa de intercâmbio para você!
Não sei inglês. Posso fazer intercâmbio?
Primeiramente, saiba que todo mundo tem um nível de fluência do idioma estrangeiro. Pode ser que você ache que tenha nível zero em inglês, mas há diferença em proficiência e fluência.
Se um falante da língua inglesa falar com você neste momento, alguma coisa você vai entender, devido à forte influência cultural a que foi exposto desde criança – de filmes, músicas, aprendizado escolar, mídia, etc. Ou seja, alguma coisa de inglês, mesmo que o mínimo, você sabe. Logo, o seu nível não é zero, mas sim iniciante.
Desta forma, a resposta é sim: há programas de intercâmbio para iniciantes em vários lugares do mundo para quem não sabe muito de inglês e deseja aprender da melhor forma: pela imersão que só um intercâmbio consegue oferecer.
É possível?
Fazer um intercâmbio com nível zero de inglês pode ser desafiador, mas não é impossível. Em geral, a maioria dos estudantes partem para o intercâmbio com nível básico ou intermediário, para que tirem o maior proveito do programa, mas há cursos no exterior para iniciantes, inclusive de curta e média duração.
Até mesmo durante as suas férias você pode fazer um intercâmbio mesmo tendo nível zero de inglês. Basta escolher o curso certo, criado para as suas necessidades.
Como fazer um intercâmbio tendo nível zero em inglês?
Confira algumas dicas:
Escolha um destino com suporte para iniciantes
Opte por um destino onde o inglês não seja o idioma oficial ou onde haja programas específicos para estudantes iniciantes no idioma. Isso dará mais segurança para você que está iniciando.
Estude o idioma antes de viajar
Sabemos que você está viajando justamente para aprender o inglês. Mas é indicado que estude antes de viajar, seja por conta ou em um curso básico, para se familiarizar com a língua, nem que seja o mínimo possível. Ficará mais fácil de aprender na sua viagem.
Use aplicativos e recursos de aprendizado
É uma forma de garantir a dica anterior. Existem vários aplicativos e recursos on-line que podem ajudá-lo a aprender inglês antes e durante o intercâmbio. Muitos são gratuitos.
Imersão total
Aproveite a sua experiência! Ao chegar ao país de destino, mergulhe na cultura local e no idioma. Tente se comunicar com moradores, participe de eventos sociais e pratique o inglês sempre que possível.
Peça ajuda
Você está aprendendo. Não se envergonhe de pedir ajuda caso não entenda algo, seja na sala de aula, seja entre moradores locais se você estiver com dificuldades para se comunicar.
Use a linguagem corporal
Ela facilita muito na hora de se comunicar, ainda mais se você for iniciante. Use gestos, sorrisos e expressões faciais para se fazer entender. Isso é comum em todas as partes do mundo e todas as línguas.
Não tenha medo de errar
Eles vão acontecer, pois você está aprendendo. Não tenha medo de falar e praticar, mesmo que você não esteja totalmente confiante em suas habilidades.
Seja paciente
Aprender um novo idioma leva tempo e dedicação. Seja persistente, paciente e não desista, mesmo diante de dificuldades. É assim com todo mundo!
Fale com a BIL!
A BIL atua desde 1985 em levar estudantes brasileiros para o mundo. Fale com um dos nossos consultores e veja quais as melhores ofertas e programas de intercâmbio para iniciantes. Muitos estão com matrículas abertas para 2024. Fale com a gente!
Veja também: Nível elevado de proficiência – Um motivo para fazer intercâmbio
Então, gostou das dicas de intercâmbio para quem tem nível zero em inglês? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: Wintercamp - O que é e como funciona?
Pingback: Nova York x Toronto - Como decidir o destino ideal?
Pingback: Quanto custa estudar no exterior – Planeje o seu intercâmbio!
Pingback: Intercâmbio 2024 - Qual carga horário dos cursos no exterior?
Pingback: Como melhorar o inglês – Melhores dicas de estudo