Certamente, o visto não pode ser um impedimento para você realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio. Assim, por mais que seja um processo burocrático e que cause insegurança, não há grandes problemas quando se trata de uma viagem de estudo. Além disso, você pode optar por um dos países que não exigem visto de entrada ou estadia em cursos rápidos. Veja mais a seguir!
Países que não exigem visto
Se a sua intenção é fazer um intercâmbio de forma mais facilitada, seja para aprender inglês, espanhol, alemão ou outras línguas, saiba que há países que não exigem visto. Isso significa que você pode viajar e até mesmo fazer cursos sem a necessidade de aprovação.
Além disso, pode ser uma opção de país pouco convencional em alguns casos. Agora, veja a seguir a lista de alguns países que não exigem visto. Uma dica: informe-se no site dos consulados se a não exigência de visto continua valendo durante a pandemia. Isto porque há países que podem ter imposto condições especiais.
Nova Zelândia
Em suma, para viajar para a Nova Zelândia, deve ter passaporte válido no momento da entrada. Para realizar cursos de até 90 dias, dispensa de visto. Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
África do Sul
É um destino mais em conta para quem deseja estudar o inglês, idioma oficial no país. O processo também é menos burocrático. Ou seja, se você for realizar cursos de até 90 dias, há a dispensa de visto. Contudo, se a sua intenção é estudar no país por mais de 90 dias, é obrigatório a solicitação do visto de estudante.
Inclusive, entre as exigências, estão: passaporte com validade na entrada, com pelo menos duas páginas em branco, comprovante de vacina contra febre amarela. Também é preciso apresentar o Certificado Internacional da Vacina, o CIV, contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.
Argentina
É um dos principais destinos para quem deseja se aprofundar em espanhol. É também um destino mais em conta e apresenta uma série de vantagens. Inclusive, para cursos em até 90 dias, não há a exigência de visto. Inclusive, nenhuma vacina é solicitada e o passaporte deve ser válido, com uma página em branco disponível.
Chile
Este é outro destino muito procurado por brasileiros para o estudo do espanhol e de conhecimentos técnicos, como graduação e pós-graduação. Dispensa visto na estadia de até 90 dias e requer passaporte válido, com uma página em branco, na entrada do país.
Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país, mas recomenda-se a vacina contra a hepatite A para todos os cidadãos brasileiros que pretendem viajar ao Chile.
Colômbia
A Colômbia tem crescido bastante como opção para se aprender espanhol. Você pode fazer cursos no país em até 90 dias. Depois, disso, requer visto específico. Para viajar, basta apenas um passaporte válido na hora de entrar no país e comprovante de vacinação contra febre amarela.
Uruguai
Assim como outros países da América Latina, se você fizer cursos em até 90 dias, não precisará de visto. Entretanto, acima deste período, você deve providenciar o visto específico. O passaporte deve ser válido na entrada e não há exigências de vacina.
Alemanha
Em suma, a Alemanha permite cursos em até 90 dias de duração. Contudo, você precisará pedir autorização de residência obrigatória, solicitada no Departamento de Estrangeiros com competência para o local de residência, dentro de um prazo de 3 meses após a entrada no país. Não exige vacina específica, mas o passaporte deve ter pelo menos 3 meses quando da saída do espaço Schegen.
Espanha
Assim como a Alemanha, o passaporte deve ter pelo menos 3 meses quando da saída do espaço Schegen. O período de estudo sem visto é de 90 dias e não requer nenhum tipo de vacina específica.
Reino Unido
Neste caso, o passaporte, deve ser valido durante todo o período da estada. Para realizar cursos de até 180 dias, dispensa de visto, Mas perde a validade assim que você sai do país. Assim, vez que retornar deverá passar pela imigração novamente. Desta forma, acima de 6 meses, será necessário solicitar visto no Brasil. Nenhuma vacina específica é necessária para entrada.
França
É preciso ter o passaporte válido por pelo menos 3 meses quando da saída do espaço Schegen. Voc~e pode fazer cursos de até 90 dias. Contudo, acima disso, é preciso solicitar um visto de categoria “étudiant” para estudar na França. Além disso, nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Itália
Assim como os demais países citados da Europa, você deve ter o passaporte com validade superior a 3 meses quando da saída do Espaço Schengen. Além disso, não é exigido visto para realizar cursos de até 90 dias. Aliás, nenhuma vacina específica é necessária para entrada.
Veja também: Quanto custa um intercâmbio para os EUA? Saiba aqui!
Gostou das dicas sobre países que não exigem visto? Aproveite para planejar e conte com a equipe Bil Intercâmbios para realizar a sua próxima viagem! Inclusive, compartilhe estas dicas nas redes sociais! Não se esqueça de seguir a Bil Intercâmbio no Instagram!