Conseguir uma bolsa de estudo em uma das melhores universidades no exterior pode ser competitivo, mas é possível se você estiver disposto a se dedicar e se tiver um nível de proficiência adequado. A seguir, confira algumas dicas de ouro para conseguir a sua bolsa de estudo e ter mais chances de estudar em uma boa universidade fora do Brasil!
Por que estudar no exterior?
Primeiramente, estudar no exterior oferece muitas vantagens para a sua carreira: vivência em outro país e cultura, aquisição de proficiência na língua, possibilidade de inserção no mercado de trabalho local e global, possibilidade de imigração, etc.
As chances aumentam ainda mais se a decisão for realizar uma graduação ou pós-graduação em uma das melhores universidades estrangeiras. Bom mesmo seria poder fazer um intercâmbio acadêmico por meio de uma bolsa de estudos, que custeie a sua estadia e dê mais segurança.
Este é o sonho de muitos estudantes brasileiros, e muito mais que um sonho, é uma possibilidade. Obviamente, é uma jornada muito desafiadora buscar uma bolsa de estudos no exterior, uma vez que a concorrência é composta de estudantes de todas as partes do mundo. Mas não é algo impossível.
Como ter mais chances de conseguir uma bolsa de estudo no exterior?
Selecionamos algumas dicas de outro para que você consiga uma bolsa de estudos em uma das melhores universidades no exterior. Confira!
Pesquise as universidades e programas
Para onde quer ir? Onde quer estudar? Por qual motivo esta universidade chama a sua atenção? Só chega ao lugar certo quem sabe onde quer ir. Desta forma, identifique as melhores universidades que oferecem os programas do seu interesse.
Em todo o mundo, há universidades que recebem estudantes estrangeiros e, geralmente, contam com um programa de bolsas de estudo. No entanto, devido à alta procura, há critérios de elegibilidade e os prazos de inscrição. Faça uma busca bem delicada quanto aos destinos, instituições e processos de aplicação.
Foque em excelência acadêmica
Em geral, as bolsas de estudo são destinadas a estudantes com excelência acadêmica. Deste modo, mantenha um histórico acadêmico forte e relevante, com notas altas e resultados comprovados.
Experiência extracurricular
Fora do Brasil, este é um quesito muito solicitado entre os estudantes que aplicam para bolsas de estudo. Assim, participar de atividades extracurriculares e liderança demonstra habilidades além do desempenho acadêmico e muito interesse do candidato. Participe de projetos de voluntariado, clubes estudantis ou competições acadêmicas e esportivas, entre outras atividades, pois pode melhorar suas chances.
Proficiência em idiomas
Todas as universidades estrangeiras e seus programas de bolsas exigem que o candidato tenha proficiência no idioma, seja na língua nativa ou em idiomas oficiais determinados – como é o caso o inglês em países em que esta língua não é nativa. A proficiência é exigida em testes oficiais e certificações internacionais.
Por isso, muitos estudantes fazem intercâmbio antes mesmo de aplicar para universidades estrangeiras, para aprimorarem o idioma e alcançarem níveis altos em certificações. Além disso, há o pathway: programa de preparação para o ingresso e nivelamento do idioma que há em muitos países e instituições – fale com um consultor BIL sobre estes dois tipos de intercâmbio para ter mais chances de alcançar a entrada nestas universidades e conquistar uma bolsa de estudos.
Realize pesquisas e projetos acadêmicos
Isso incrementa o currículo e dá mais chances de conseguir uma bolsa de estudo. Participar em pesquisas e projetos acadêmicos pode destacar suas habilidades de pesquisa e interesse na área de estudo.
Cartas de recomendação
Esta é uma exigência de muitas universidades. Obtenha cartas de recomendação fortes de professores, orientadores ou empregadores que possam falar bem de suas habilidades e realizações.
Redação de qualidade
Pratique a redação acadêmica no idioma estrangeiro – isso pode levar um tempo. Muitas vezes a redação é critério de aplicação para as universidades bem como para o programa de bolsa de estudo. Através dela você pode falar das suas motivações, objetivos e como você contribuiria para a universidade.
Candidate-se a várias bolsas
Envie candidaturas para várias bolsas de estudo. Isso aumentará suas chances de receber financiamento. Crie um cronograma com base das suas pesquisas sobre os processos seletivos. Fique de olho nos prazos de aplicação.
Explore organizações e governos
Muitas entidades além das universidades, como organizações e governos, oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais. Pesquise e candidate-se a essas oportunidades também.
Fale com a BIL!
Para finalizar, o seu sonho é conseguir uma bolsa de estudo no exterior? Saiba que muitos programas oferecidos pela BIL e seus parceiros de intercâmbio acadêmico – de graduação, pós-graduação e outros cursos – possuem programa de bolsa de estudos e outras facilidades. Por isso, fale hoje mesmo com um consultor BIL e saiba mais sobre as ofertas, aplicações para as melhores universidades estrangeiras e programa de bolsas, conforme o seu perfil.
E se ainda não tem o nível de proficiência exigido pelas universidades, é hora de se preparar! Faça um intercâmbio de curso preparatório para as certificações ou pathway para ter ainda mais condições de alcançar a sua bolsa de estudos. Fale com a gente!
Veja também: Pós-graduação no exterior – Destinos preferidos dos Brasileiros
Então, gostou das dicas de como conseguir uma bolsa de estudo em uma das melhores universidades no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!