Muito brasileiro quer viajar sozinho para o exterior, mas se deparam com uma limitação muito comum: a timidez. Se é ruim ser tímido no Brasil, imagina em um país desconhecido e com outro idioma! Mas saiba que o intercâmbio, além de ser uma oportunidade para trabalhar com a sua timidez, é uma forma para mostrar a si mesmo que a timidez não pode impedir os seus sonhos. A seguir, saiba mais!
Viajar sozinho para o exterior tem as suas vantagens
Ao viajar sozinho para o exterior, você terá grandes vantagens. Entre elas, ter mais autonomia e ser forçado a interagir com outras pessoas para resolver as questões do dia a dia, e assim, praticar o novo idioma. Isso pode levar ao pânico muitas pessoas tímidas. Mas saiba que isso não pode impedir os seus sonhos de falar o inglês.
Um novo contexto é uma oportunidade para agir diferente, pois ninguém vai julgar uma pessoa que está aprendendo um novo idioma. Em pouco tempo, como o foco será aprender a língua, a timidez acaba ficando em segundo plano.
O intercâmbio também é desenvolvimento pessoal
Sempre dissemos que a maior vantagem de um intercâmbio são as habilidades pessoais que as pessoas adquirem: autonomia, liberdade, tomada de decisão, estreitamento dos relacionamentos, etc. E a superação da timidez pode ser um dos benefícios que o intercâmbio pode oferecer.
No entanto, única coisa necessária, é que você esteja comprometido a deixar o medo de lado em algumas situações, pois por trás da timidez há o medo. Não há problema nenhum em ser tímido, pois é um traço de quem você é. Mas é importante não deixar a timidez falar mais alto que seus desejos. Neste sentido, o intercâmbio pode, sim, ser uma boa experiência para os tímidos.
Dicas para pessoas tímidas
Se você é tímido e deseja viajar sozinho para o exterior, veja algumas dicas essenciais:
- Planeje a sua viagem com antecedência. Aceite a ideia de viajar para outro país sozinho. Faça com tempo e com os detalhes que lhe dão segurança.
- Saiba que você sempre pode voltar se não se sentir bem viajando, mas viajar é tão bom que vale o esforço.
- A timidez tem mais a ver com a relação de você consigo mesmo do que com os outros. Procure entender as causas, medos, traumas, a forma como se vê no mundo para encontrar também possíveis soluções.
- Faça terapia – qualquer pessoa deveria fazer sessões de terapia para lidar com suas questões. Você não é diferente e se a timidez atrapalha muito a sua vida, em pouco tempo, conseguirá superá-la.
- Intercâmbios em grupo pode ser mais acolhedor, se preferir. Você ainda vai viajar sozinho – sem pessoas conhecidas – mas estará em grupo.
- Faça amigos em seu curso de intercâmbio.
- Comece dando pequenos passos, visitando lugares próximos, passeios sozinho dentro da própria cidade, ir a um restaurante sozinha, por exemplo.
Fale com a BIL!
Agora que você já decidiu que viajar sozinho para o exterior pode ser uma ótima escolha, agende uma conversa com um dos consultores da BIL Intercâmbios e saiba quais os melhores destinos para o seu perfil, conheça as ofertas e escolas com matrículas abertas e as condições de pagamento. Saiba que a BIL acompanha você da escolha do programa de intercâmbio ao retorno ao Brasil, com total segurança. Fale com a gente!
Veja também: Intercâmbio para Adultos 40+ – Entenda a grande procura!
Então, gostou das dicas sobre viajar sozinho para o exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!
Pingback: San Diego – Uma das cidades mais procuradas por brasileiros!