HIGH SCHOOL
Suíça
Fazer um intercâmbio na Suíça significa estudar e viver em um país com segurança e qualidade de vida incomparáveis e estudar em instituições tradicionais e com ótimo nível de ensino.
É um país montanhoso, sem litoral e terra dos famosos Alpes – e, por isso, tem aquele clima frio gostoso, tradicional da Europa, com verões amenos e invernos rigorosos.
As escolas suíças, apesar de estarem entre as melhores do mundo, deixam de dar a vaga para o nativo para poderem fornecer a vaga para o estudante internacional e não cobram nada por isso. Por isso, este é um dos programas mais econômicos e de melhor nível acadêmico que existem.
INFRAESTRUTURA
Como são as escolas na Suíça?
O ano letivo começa em agosto ou setembro e vai até junho do ano seguinte. O primeiro semestre vai de agosto a janeiro e o segundo de janeiro a junho. A educação das crianças tem prioridade para a maioria das famílias suíças.
Após as aulas, há todos os tipos de esporte; os estudantes podem participar de clubes (de futebol, basquete, voleibol, luta romana, etc.); ou ainda frequentar aulas de arte, teatro, etc. Existem algumas semanas de férias como no Halloween, no Natal, em fevereiro e na Páscoa, além das férias de verão (entre o final de junho e o meio de julho).
O sistema escolar suíço é tradicional, e você deve estar ciente da dificuldade das aulas e é necessário ter um bom histórico acadêmico. Em seu programa de intercâmbio para a Suíça, você poderá optar por aprender um dos três idiomas, apesar de os demais também estarem na grade curricular: alemão, francês e italiano, dependendo da região escolhida.
ACOMODAÇÃO
Onde eu vou morar durante o intercâmbio na Suíça?
Você ficará em uma casa de família suíça. Eles não recebem nenhum tipo de remuneração para hospedar o intercambiário; o fazem por espontânea vontade, pela troca de cultura e experiência. Respeito com os mais velhos é importante, você deverá manter seu próprio quarto limpo e ajudar com as tarefas.
As refeições são importantes e geralmente feitas por todos juntos. Todos da família ajudam a arrumar a mesa, cozinhar e limpar. A presença na mesa é um dever, mesmo que não se esteja com fome, pois é um momento de partilha.
Você terá certa liberdade em relação ao lazer e ao tempo livre, desde que informe seus pais hospedeiros sobre onde está e com quem.